quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Abertura do novo ano letivo

Integrado nas actividades de início do novo ano letivo, a Biblioteca Escolar abriu as suas portas para receber os Pais e Encarregados de Educação que se deslocaram à escola para as reuniões com os professores e educadores.
Foi com alegria que registámos estes momentos e que verificámos o interesse de muitos pais em fomentar o gosto pelo livro e pela leitura nos seus filhos.
Foi ainda com enorme satisfação que ouvimos falar de algumas das nossas iniciativas do ano transato que assim nos motiva para continuar e implementar de novo alguns dos nossos projetos anteriores.

Para assinalar este dia, foi distribuído a todos os que nos visitaram, um folheto sobre formas de motivação para a leitura onde também se encontram ideias de recursos que poderão utilizar com o mesmo fim, nomeadamente a Biblioteca Municipal e links para sites sobre livros e com histórias para ler e ouvir.
Foi ainda oferecido um pequeno marcador de livros como recordação desta sua visita.
Deixamos aqui o registo de alguns desses momentos.




terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ler+ Ler melhor




Teve início hoje a V Conferência do PNL, abrindo um novo ciclo de actividades, concluídos que são 5 anos sobre a sua implementação.

Este novo ciclo coloca novos desafios a quem tem por missão levar os nossos jovens, e não só, a aderir a este maravilhoso mundo que é a leitura.

"Ler + Ler melhor" é sem dúvida apostar não só na quantidade como também na qualidade da leitura. Como realçou o Dr. José Manuel Cortês, diretor da Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, após o desenvolvimento da competência da leitura (saber decifrar o código escrito), há que desenvolver o hábito de ler e a capacidade crítica do que se lê.

Assim, este ano a Conferência dá grande ênfase à necessidade de iniciar a leitura nos primeiros anos da criança e de a leitura em família ser fundamental para desenvolver o gosto pela mesma, aos métodos de aprendizagem da leitura e aos programas de ensino explícito da compreensão leitora como forma de ultrapassar os baixos níveis de literacia da Leitura evidenciados pelos jovens portugueses nos estudos internacionais, nomeadamente o PISA.

Tendo participado pela primeira vez (e infelizmente apenas num dos dias) nesta Conferência, gostava de deixar aqui uma das ideias transmitidas pela Drª Teresa Calçada, Coordenadora da BE, que resume a razão de ser do trabalho que fazemos em prol da leitura dos nossos alunos:

"Saber ler é um direito. Ensinar a LER é um dever!"


Por isso aqui estamos para trabalharmos em prol deste nosso dever e do direito dos nossos jovens.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Um novo ano, melhores leitores


Estamos de volta!
Após umas merecidas e necessárias férias, iniciamos mais um ano, como sempre com muita vontade de divulgar o que por aqui se vai fazendo, mostrar o que se lê e como se lê, deixando no ar o desejo pela descoberta do que entre as páginas dos livros se esconde.
É nosso desafio melhorarmos este nosso espaço, dando mais oportunidade a todos os que nos leem de connosco interagirem.
Teremos novos desafios, mas o que é a vida sem eles?
Um bom ano e boas leituras.