segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ideias com Mérito

O projeto "Biblioteca - Um espaço para todos" foi distinguido pela Rede de Bibliotecas Escolares com o prémio "Ideias com Mérito".

Este prémio é o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito pela Biblioteca Escolar na promoção da leitura junto de toda a comunidade educativa do Agrupamento em geral e da freguesia de Almargem do Bispo em particular.
É igualmente o reconhecimento de que quando os agentes educativos trabalham em conjunto se obtêm bons resultados.
A prova está nas visitas continuadas das várias escolas à nossa biblioteca que têm vindo a aumentar ao longo dos anos.
A prova está nos utilizadores que aos sábados se deslocam à biblioteca para usufruir deste espaço e requisitar livros para crianças e adultos.
Como professora bibliotecária é um orgulho trabalhar neste espaço e agradeço desde já a todos os professores, alunos, pais e entidades parceiras (Associação de Pais e Encarregados de Educação de Cabugo e Vale de Lobos, Junta de Freguesia de Almargem do Bispo e Biblioteca Municipal de Sintra) o apoio dado ao projeto. Este prémio é de todos nós.

Podem conhecer este e os restantes projetos premiados neste ano em
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/108.html

Vitória, Vitória, acabou-se a história


Foi num ambiente de descontração e de suspense que decorreu o Atelier de contadores de histórias "Vitória, vitória, acabou-se a história", dinamizado por Elsa Serra e destinado a Pais, Encarregados de Educação e professores do nossos Agrupamento. Esta atividade insere-se no âmbito do projeto "Biblioteca - Um espaço para todos" e foi organizada em parceria entre a Associação de Pais do Sabugo e Vale de Lobos e a Biblioteca Escolar.
Embora a participação tenha ficado aquém das nossas expetativas, o seu conteúdo superou-as e, como referiram os participantes "soube a pouco".
Apesar do adiantado da hora, todos queriam mais. Quem sabe no próximo ano nos voltemos a encontrar.
A sessão passou por um jogo de apresentação e por situações de leitura em tons diversos, tão necessários à aquisição da expressividade que "agarra" os ouvintes. Mas o ponto alto foram as histórias inventadas a par pelos participantes e que nos fez ter consciência do quão difícil é ter criatividade quando dela mais precisamos.

domingo, 12 de maio de 2013

As mães na Biblioteca Escolar

Foi com muita alegria que a Biblioteca Escolar dedicou esta tarde de sábado às mães e filhos que a quiseram partilhar  de forma diferente.

O ponto de partida foi o livro "Coração de Mãe", escrito por Isabel Milhós Martins, ilustrado por Bernardo Carvalho e editado por Planeta Tangerina.

Esta obra começa por nos dizer que "o coração de mãe está ligado a cada coração de filho por um fio fininho, quase invisível. É por causa deste fio que tudo o que acontece aos filhos faz acontecer alguma coisa dentro do coração de mãe".

Foi esse fio que aproveitámos nesta tarde.
Os filhos usaram muitos fios, a sua criatividade e todo o seu amor para criar lindos presentes para as suas mães, mas sem elas saberam porque tinham ido "descansar".

Quando se reuniram, receberam um fio vermelho que seguraram enquanto as mães (e o pai presente) liam a história que deixou todos muito emocionados. No final os filhos presentearam as suas mães com as suas obras de arte.



Foi sem dúvida mais uma tarde bem passada, neste nosso projeto que tem cada vez mais adeptos.
Junte-se a nós no 2º sábado de cada mês entre as 14,30h e as 17,30h porque...

... a Biblioteca Escolar é um espaço para todos.