terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Halloween na BE

Este ano, a BE vestiu-se a rigor para festejar o Halloween.
As simpáticas bruxas Mimi, Cornélia, Cartuxa, Lili, Luna, Carlota e Esbrenhuxa vieram ajudar e, durante os intervalos, nasceram umas belas abóboras que os meninos levaram para enfeitar a casa. Também não faltaram os desenhos e os passatempos.


Oficina de Natal na BE

Natal nem é Natal se na biblioteca não houver uma história e este ano até houve várias.
 A partir de cada uma dessas histórias, os nossos meninos criaram pequenas lembranças para alegrar as suas casas na época natalícia.



 
"O Pai Natal está muito preocupado. Perdeu uma carta muito especial! O ratinho Pipo está determinado a ajudá-lo e, para isso, não hesita em percorrer toda a fábrica de brinquedos. Um livro divertido com muitas cartas para abrir, janelinhas para espreitar e um pop-up surpresa no final."

Os alunos do 2º ano do SAB_C e do 3º/4º ano do SAB_F, escreveram na sala de aula as suas mensagens de Natal para alguém muito especial e, na Biblioteca construiram um belo cartão em forma de patim de gelo.
Escrever e colar, foi fácil, mas fazer os atacadores revelou-se uma tarefa deveras difícil para alguns. Valeu o apoio sempre constante dos seus professores.



 Os meninos da sala 2 e da sala 3 do Jardim de Infância construiram uma meia do Pai Natal para enfeitar a sua árvore de Natal.




"Na casa de Babushka não se vê um grão de pó ou vestígio de sujidade: as janelas cheiram a lavado, o chão, os castiçais e o peitoril da janela brilham de asseio. Mas Babushka está tão preocupada com o pó e a sujidade, que não se apercebe do que de maravilhoso acontece à sua volta: a nova estrela que brilha no céu, o anjo pairando no seu jardim, a excitante notícia trazida pelos três reis magos que a vão visitar.
É então que Babushka tem um estranho sonho em que um anjo lhe anuncia cantando que um menino nasceu numa manjedoura. Babushka fica horrorizada só de pensar que o pobre bebé possa estar cheio de frio naquele estábulo. Decidida a oferecer-lhe a sua ajuda, depois de os reis magos terem partido, põe-se também a caminho, levando consigo um xaile para aquecer o bebé e uma cesta cheia de presentes. Mas na viagem encontra a mais diversa gente e depressa aprende uma valiosa lição."


Os alunos do 1º ano do SAB_A, do 3º ano do SAB_D e do 3º/4º ano do SAB_E, usaram materiais de desperdício (cápsulas Nespresso, CD inutilizados, esponja) para criar lindos presépios estilizados.


 "Conta as brilhantes estrelas de Natal com o Ratinho e os seus amigos e descobre que desejos têm para este tempo de magia: neve cintilante, uma árvore de Natal gigante e muitos… muitos presentes! Uma belíssima celebração sobre o que torna o Natal tão especial para as crianças."

Os meninos da sala 1 do Jardim de Infância e do 1º/2º ano do SAB_B, criaram um brilhante mobile com estrelas douradas e prateadas. Foi um trabalho árduo colar todas elas, mas ficou muito bonito.
Também os meninos do JI de Pêro Pinheiro que visitaram a Biblioteca no dia 10 de dezembro e as turmas de Morelena que receberam a BE nas suas salas, fizeram este bonito trabalho.


Presépios com materiais reciclados

Mais uma vez os nossos alunos e suas famílias lançaram mãos aos materiais e deram largas à sua imaginação, criando verdadeiras obras de arte em forma de presépio.
Esta foi já a 3ª edição desta nossa iniciativa e contámos com 32 presépios que deram mais cor e luz à nossa festa.

O nosso muito obrigado a todos os participantes. Aqui ficam as fotos para poderem apreciar ainda melhor cada um dos trabalhos.

Estrelas de Natal

Foi com muita alegria que, durante a época natalícia, vimos a nossa escola encher-se de lindas estrelas. Em cada uma delas, os desejos mais importantes das nossas crianças e suas famílias.

Ficou linda a nossa decoração para a festa de Natal.

Embora um pouco atrasados, aqui ficam os votos de que todos estes desejos se possam concretizar neste e nos anos vindouros.

Para que possam ver melhor estas obras de arte, aqui ficam as nossas fotos.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Livrómetro

Tendo como objetivo incentivar a leitura autónoma e o empréstimo domiciliário nos alunos do 1º ciclo, a biblioteca criou o "Livrómetro" que, tal como o nome indica, é um amigo que mede os livros que os meninos requisitam na Biblioteca.
Este ano, ele até nem tem tido muito trabalho e tem andado um pouco "despido". Com este frio nem dá muito jeito. Apenas 39 nomes...

Mas também há boas notícias: só este mês, já acrescentámos 10 novos nomes ao Livrómetro e temos a certeza que muitos mais irão chegar nos próximos tempos.
Para iniciar esta aventura tens de ter um mínimo de 11 livros requisitados, subindo de nível sempre que leres mais 10.
Já sabem que tem tiver mais livros requisitados será eleito o melhor leitor do ano. O recorde pertence à Bruna Gonçalves com 93, mas desconfiamos que este ano teremos um novo recorde.
 Vamos espreitar os resultados:
Nível
Nome
Turma
8
Gustavo Casteleiro
D
5
Susana Pinto
E
5
Ana Sofia Mestre
F
5
Bruna Gonçalves
E
3
Filipa Gameiro
F
3
Filipe Santos
F
3
Ema Alves
F
3
Sebastião Rodrigues
F
2
Íris Vicente
E
2
Ana Sofia Martins
F
2
Cláudio Fernandes
E
2
Alexandre Fialho
E
2
Inês Cidades
F
2
Inês Cardoso
F
2
Mafalda Ramalho
F
2
Raquel Rodrigues
F
1
Margarida Cardoso
D
1
Rita Lavado
D
1
Sofia Ramos
D
1
Bruno Padilha
F
1
Diogo Morais
E


Nível
Nome
Turma
1
Matilde Filipe
B
1
Gabriela Gião
F
1
Daniela Lavado
E
1
David Carvalho
F
1
Rodrigo Trindade
D
1
José Maria Gouveia
D
1
Isaura Castanho
C
1
Madalena Zagalo
A
1
Afonso Ferreira
E
1
Vicente Castro
C
1
Ana Carolina Leal
F
1
Alice Fernandes
D
1
Raquel Pereira
C
1
Matilde Marques
D
1
Ana Maria Fonseca
E
1
Guilherme Guedes
D
1
Daniela Serras
D
1
Marco Riça
E