quinta-feira, 6 de março de 2014

Feira do Livro Usado - "Livros relidos, Sonhos repartidos"

No âmbito da Semana da Leitura e do Projeto de Mérito "Biblioteca - Um espaço para todos" iremos realizar uma feira do livro usado, de 17 a 21 de março, na Biblioteca da EB 1 de Sabugo e Vale de Lobos, com alguns exemplares de obras existentes em excesso na biblioteca.
O valor apurado na Feira reverterá na totalidade para a aquisição de novos livros para a BE.
Convidamos toda a comunidade a participar não só na aquisição, mas também na troca e doação de obras.
 
Regulamento:
- De 10 a 14 de março, os alunos entregam na Biblioteca Escolar livros já usados que se encontrem em bom estado de conservação, reservando-se a Professora Bibliotecária o direito de avaliação do mesmo no ato da entrega. Todos os livros entregues pelos alunos devem fazer-se acompanhar de uma declaração de autorização do Encarregado de Educação que pode ser levantada na Biblioteca a partir do dia 10 de março.
- No ato da entrega, os livros são registados e é dado ao seu proprietário um talão comprovativo da mesma.
- De 17 a 21 de março, os alunos devem apresentar o talão para poderem levantar na feira livros à sua escolha, de valor idêntico ao entregue, de acordo com o número de obras doadas.
- Todos os alunos podem adquirir os livros da feira por valores simbólicos que variam entre as 1,00 letras e as 5,00 letras.

 

segunda-feira, 3 de março de 2014

A árvore generosa na Maceira

No passado dia 25 de fevereiro, a Biblioteca do Sabugo foi até à EB1 de Maceira e levou consigo a magnífica história "A árvore generosa" de Shel Silverstein.
"Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição."

Todos os meninos prestaram muita atenção à história e se mostraram bastante comovidos pela atitude daquela árvore, relacionando-a com a relação que os pais estabelecem com os filhos. Até levaram uma tarefa para realizar em casa. Esperamos que não se tenham esquecido.
Também se empenharam bastante nos jogos que se seguiram.
Os mais pequeninos realizaram um jogo de mímica com imagens da história escondidas dentro de uma caixa com esferovite. Que sensação!
Em seguida criaram uma linda floresta com árvores feitas com figuras geométricas. São árvores especiais cujos frutos que dão coisas boas a quem é generoso (amigos, felicidade, alegria, comida, ...) e coisas más a quem é egoísta (nascem-lhe verrugas no nariz, ficam sem casa, ...).
Os mais crescidos também experimentaram o esferovite para encontrarem os pedacinhos da história que depois tiveram de ordenar. Mostraram que estiveram com muita atenção!
Também fizeram o "jogo da forca" com frases da história e ainda completaram um poema-resumo da história com lacunas.
Foram momentos muito emotivos e divertidos.

domingo, 2 de março de 2014

Semana dos Amigos

A nossa biblioteca começou cedo a preparar a Semana dos Amigos. Como não podia deixar de ser, começamos com uma história. Ou melhor, foram três as obras escolhidas para dar o mote: "Adivinha quanto eu gosto de ti" de Sam McBratney, "Vamos fazer amigos" de Adam Relf e um excerto de "O principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry.

A partir daqui foram lançados vários desafios que os alunos realizaram ao longo da semana, na sala de aula e na biblioteca que se transformou novamente numa oficina do S. Valentim para Amigos. O mais significativo foi o "Correio da Amizade". Cada aluno do 1º ciclo criou uma mensagem de amizade para um dos colegas de turma que escreveu num postal, o qual foi decorado na biblioteca. Em seguida, como manda a tradição, foram colocados na caixa de correio.

Se os postais estavam lindos, as mensagens estavam fabulosas. Todos se empenharam e deram o seu melhor. E foi grande a alegria de receber a sua carta distribuida pelos nossos carteiros de serviço. Ainda houve uns sortudos que receberam várias. Afinal "É bom ter amigos"!

Os meninos do JI levaram de recordação um lindo mobile com corações e a palavra AMIGOS. Empenharam-se bastante e o resultado foi fantástico, como podem ver.

Mas a amizade foi mais longe e espraiou-se pelas paredes da nossa escola.

sábado, 1 de março de 2014

5ª Encontro "Unidos pela Leitura" com Elsa Serra e o Atelier "Ler a Valer"

No passado dia 30 de janeiro tivemos o privilégio de ter entre nós, mais uma vez, a contadora de histórias Elsa Serra que veio dinamizar o seu Atelier de Leitura "Ler a Valer". Com ele, pretende-se dar aos leitores estratégias para melhorar a sua leitura em voz alta, tornando-a mais expressiva e assim mais interessante para quem ouve. O primeiro grupo a passar por esta experiência foram os meninos do 3º e 4º ano de Lameiras, da professora Paula Fernandes. Foram uns momentos bem passados, divertidos e muito interessantes.

À tarde foi a vez das professoras e educadoras se encontrarem com a contadora de histórias e mostrarem os seus dotes de leitura em voz alta. Além do que aprenderam, por certo não irão esquecer estes 90 minutos pois foi também muito divertido.

Ao final do dia, e para terminar, foi a vez dos pais, avós, alguns professores e funcionárias do nosso Agrupamento participarem neste atelier. Mais uma vez foram experimentadas várias técnicas de leitura para poder melhorar os momentos de leitura em família e não só, porque ler pode ser muito divertido como todos puderam comprovar. Esta foi mais uma atividade integrada no Projeto de Mérito "Biblioteca - Um espaço para todos".

História da Verdade, História da Mentira

Este nosso projeto de articulação entre o 1º ciclo e o jardim-de-infância, vai já na sua 3ª edição. A 1ª fase já está completa. Os meninos do jardim-de-infância criaram uns presentes para as salas de 1º ciclo, a partir de histórias que ouviram na sala de aula ou na biblioteca. Os presentes estão entregues e por isso deu-se início à 2ª fase deste projeto. Agora é a vez das turmas do 1º ciclo criarem as suas histórias a partir do presente que receberam. Na última semana do 2º período terá lugar a 3ª fase com a apresentação de todas as histórias. Depois de ver estas obras de arte, estamos ansiosos por ouvir as Histórias da Mentira.

Baús de Leitura

Para dar cumprimento à sua missão de realizar um serviço de Biblioteca junto de todas as escolas do Agrupamento e uma vez que o nosso ocupa uma área geográfica bastante grande e um número de estabelecimentos de ensino bastante significativo, dificultando as deslocações dos alunos e a presença mais assídua da professora bibliotecária, foi implementada a atividade "Baús de Leitura". Com eles pretende-se dar cumprimento à implementação do Plano Nacional de Leitura e apoiar o cumprimento das Metas Curriculares do 1º Ciclo, no domínio da Educação Literária: - Ler por iniciativa própria ou com orientação do professor, textos diversos, nomeadamente os disponibilizados na Biblioteca Escolar; - Escolher, com orientação do professor, textos de acordo com interesses pessoais; - Apresentar à turma livros lidos, justificando a escolha e recomendando a sua leitura. Os Baús chegaram às salas de aula em janeiro e foram momentos de verdadeira festa de descoberta das surpresas que eles encerram, como se pode ver.
Desejamos a todos, excelentes leituras.