domingo, 26 de julho de 2015

9º Encontro "Unidos pela Leitura!

Foi num ambiente de bastante descontração que decorreu nos dias 16 e 17 de julho mais um encontro "Unidos pela leitura", para docentes do 1º ciclo e educadoras de infância.
Estes encontros visam proporcionar momentos de encontro entre docentes e promover um maior conhecimento dos recursos que a Biblioteca disponibiliza no âmbito do apoio ao currículo.
Dadas as especificidades dos 2 níveis de ensino e o elevado número de docentes que tem participado (o que nos deixa muito orgulhosos) opta-se por realizar 2 encontros separados.
Este ano o tema escolhido, "Descobrir, Experimentar, Inventar", teve como objetivo levar os colegas a DESCOBRIR os recursos tecnológicos, digitais e impressos existentes, a EXPERIMENTAR a sua utilização através da manipulação e INVENTAR formas de os utilizar em contexto de aula/sala.
Foram sem dúvida 2 manhãs muito bem passadas onde todos se mostraram muito empenhados e, por certo, também se divertiram.
Aqui fica um pouco do que por lá aconteceu.





Posto 1 - À descoberta de Newton

Isto é que foi pôr as mãos à obra: descobriram o responsável por um assalto, fizeram manteiga biológica muito saborosa, criaram mecanismos de proteção de uma sonda espacial (sem partir nenhum ovo) e criaram uma nova máquina para ajudar a limpar o chão lá de casa. Parabéns!



Posto 2 - À descoberta dos tablet

Como usar esta tecnologia para diversificar as estratégias de ensino e aprendizagem? Foi este o desafio e parece que resultou muito bem mesmo para quem ainda não está muito familiarizado com ela. Foi feita a avaliação de várias aplicações instaladas, de acordo com o nível de ensino.



Posto 3 - À descoberta dos Kits Andarilhos

Os Kits são conjuntos de materiais pedagógicos organizados a partir de um livro que visam desenvolver conteúdos curriculares, especialmente nas disciplinas de português e matemática, através de jogos diversos. Foi a oportunidade de conhecer melhor estes Kits e também de dar sugestões de melhoria que serão sempre bem vindas. Até já há reservas para o próximo ano!



Posto 4 - À descoberta do Moodle e do Scoop.it (Só para 1º ciclo)

A Plataforma Moodle tem sido uma das formas utilizadas pela Biblioteca para disponibilizar a todos os docentes o acesso a recursos principalmente para a Educação Literária. Esta foi uma forma de ter tempo para os analisar e até de fazer a inscrição a novos participantes. Também o Scoop.it foi alvo de descoberta e os jogos "Quem sabe mais sobre..." para obras das metas Curriculares.



Com as colegas educadoras a estrutura do encontro foi muito semelhante tendo sido feitas as adaptações necessárias ao nível de ensino no que se refere aos Módulos do Newton, aos Kits Andarilhos e às aplicações dos tablet. Por ser um grupo mais reduzido foi possível uma maior interação entre as colegas o que enriquece sempre estes momentos.



E no final um miminho de recordação destas manhãs bem passadas.