domingo, 15 de novembro de 2015

À Descoberta... do Queijo Português

Este mês o queijo é o tema do nosso concurso "À Descoberta..."
Aqui fica o formulário. Leiam, descubram, aprendam e participem em família.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

À Descoberta... novembro

Depois de um grande susto, aqui estamos de novo para divulgar as últimas pistas deste mês.



quarta-feira, 4 de novembro de 2015

À Descoberta...

Vamos a meio da semana e aqui fica a 3ª pista deste mês.
Já sabem do que falamos? Então preencham o formulário e comecem já a colecionar pontos.


terça-feira, 3 de novembro de 2015

À Descoberta... novembro

Aqui fica a 2ª pista deste mês.

 

Resultados "À Descoberta... do Fado"

Parabéns aos participantes.

 

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Onde é que eu já li isto?

Como não podia deixar de ser, o tema deste mês foi a alimentação.
Participaram nesta atividade 8 alunos, dos quais 4 obtiveram a pontuação máxima. Parabéns às meninas.

Já estamos à vossa espera para o tema deste mês. 

 

À Descoberta... novembro

Mês novo, tema novo. Qual será este mês?
Fica atento às pistas e preenche o formulário.

Aqui fica a primeira pista.


5º aniversário da Biblioteca Escolar

Foi num ambiente de grande festa que, no dia 28 de outubro, comemorámos junto da Comunidade Educativa mais um aniversário da inauguração da nossa biblioteca.
Este ano tivemos entre nós o Rui Grazina do Núcleo de Animação da Biblioteca Municipal de Sintra que nos trouxe a história "Tarte de Mamute" (mesmo a propósito do mês da alimentação). e que fez as delícias de miúdos e graúdos que connosco partilharam este dia.
O nosso obrigado a todos os familiares que estiveram presentes, a todos os que participaram enviando donativos para o lanche e a todas as mães que deram uma ajuda preciosa na sua organização.
O nosso obrigado a todos os docentes e alunos que tornaram mais alegre este dia de festa. A eles agradecemos com um miminho esvoaçante.



Ao final do dia foi com imenso prazer que recebemos os que nos quiseram visitar para o tradicional "Chá com Livros" e assistir à estreia do nosso filme "A Biblioteca apresenta-se", numa iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares. Houve ainda quem aproveitasse para fazer as suas primeiras requisições deste ano. E assim, a Mimi lá foi até à casa da Matilde e da Luna, acompanhada pela Lagartinha muito comilona.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

O mês de outubro é por excelência aquele em que a nossa Biblioteca faz o seu arranque com o início das atividades no seu espaço e fora dele.
Pelo trabalho que vem sendo realizado há 6 anos junto de toda a comunidade educativa, existe já um grande conhecimento da importância  e do impacto da Biblioteca não só na promoção da leitura mas também no apoio curricular.
Isso reflete-se nos trabalhos que sempre nos chegam ao longo do mês relacionados com o tema. Vêm dos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento mas também das famílias que assim mostram o seu apreço pelo nosso trabalho.
O nosso obrigado a todos.

Matematic@ndo na Bibliotec@

Promovendo a articulação curricular entre a Biblioteca e a sala de aula e o desenvolvimento de competências digitais, a turma SAB_F, do 2º ano, realizou atividades de matemática no espaço da Biblioteca, mostrando que o jogo e o tablet podem ser ferramentas muito didáticas.
Enquanto um grupo resolvia questões matemáticas usando o jogo do sobe e desce, outro grupo utilizava o tablet para realizar operações e resolver problemas.
Foram aulas realmente dinâmicas e produtivas.


Newton Gostava de Ler

Já tiveram início as sessões deste ano do Projeto "Newton gostava de ler"
A turma SAB_B, no âmbito do tema da alimentação, explorou o Módulo "Experiência Emulsionante", onde as crianças puderam assistir à transformação das natas em manteiga. O esforço foi recompensado pois a manteiga estava muito saborosa. Não sobrou mesmo nada!


A turma SAB_D desenvolveu o Módulo "Enigmatemático" com tarefas na área da Matemática, especialmente no domínio do raciocínio e da lógica. Os reféns tiveram alguma dificuldade em separarem-se, mas não ficou ninguém preso.

Caldo de pedra

No mês da alimentação não podemos esquecer a ponte com as tradições sejam gastronómicas ou literárias.
A Biblioteca aliou as duas e construiu um Kit Andarilho com várias propostas sobre este conto recolhido por Teófilo Braga que a turma SAB_D, de 1º e 2º ano, e os meninos do JI de Montelavar, exploraram durante este mês: contactaram com alguns dos alimentos da história: sentiram, cheiraram, identificaram e realizaram outras atividades nele integradas.

A que sabe esta história?

A partir da obra "A que sabe esta história?" de Alice Vieira, as turmas SAB_A e SAB_B desenvolveram ao longo do mês várias atividades com o apoio da Biblioteca Escolar.
Este livro, composto por adaptações de algumas histórias tradicionais, desperta a vontade de experimentar logo as fantásticas receitas que as acompanham.
A Branca de Neve, depois de casar com o príncipe abriu um restaurante onde serve umas fantásticas maçãs reinetas assadas com laranja e canela. A turma SAB_A, depois de ouvir a história na Biblioteca, trouxe-nos um pratinho de maçãs que estavam de comer e chorar por mais.
Já o Lobo Mau quis presentear os Três Porquinhos com um fantástico Bolo de cenoura e laranja (sem chocolate). Eles não aceitaram mas aquele que os meninos do SAB_B fizeram estava divinal.



Pelas mãos da Gata Borralheira chegou a receita de Chá de jasmim com especiarias, preparado pela turma SAB_A.
E para terminar o mês da alimentação, nada melhor que um Chá com Livros onde o Chá de jasmim se aliou ao Bolo de cenoura e nos envolveu no mundo das histórias.

Dia Mundial da Alimentação - Consciência Alimentar


No dia 16 de outubro a EB1/JI de Sabugo, animou-se para a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, este ano dedicado à consciência alimentar e ao consumo de alimentos saudáveis, muitos deles alternativos aos que habitualmente consumimos.

Para nos acompanhar e orientar nesta tarefa, esteve entre nós o Chefe de Cozinha Alternativa João Sales, pai de uma das nossas alunas.

Ao longo do dia cada sala preparou um prato diferente com que, à tarde presentearam os familiares que vieram assistir à palestra do Chefe João Sales sobre alimentos alternativos a integrar nos pequenos almoços e lanches da nossa pequenada.

Além de um dia muito animado, foi um dia de muitas aprendizagens para miúdos e graúdos.





O nosso obrigado ao Chefe João Sales pela sua disponibilidade.

Podem visitar a sua página do Facebook ou o seu blogue e descobrir receitas fantásticas.
https://www.facebook.com/CozinhaAlternativa/
http://cozinhalternativa.pt/
Para breve esperamos poder agendar um Workshop para pais no âmbito da cozinha alternativa. Fiquem atentos.