sexta-feira, 27 de maio de 2016

Histórias à 6ª - O ovo de codorniz - 27/05/2016

E chegámos ao fim de cinco meses de desafios e de histórias com a história "O ovo de codorniz".
Na próxima semana iremos divulgar a lista de pontuação dos nossos participantes.


sábado, 21 de maio de 2016

Visita de autor - Carla Maia de Almeida

A Biblioteca Escolar de Sabugo e Vale de Lobos recebeu no dia 13 de maio a visita da escritora Carla Maia de Almeida, numa parceria com a Câmara Municipal de Sintra.
Os meninos do Ensino Pré-escolar e das turmas SAB_D e SAB_E prepararam o encontro depois de lerem algumas das suas obras e apresentaram trabalhos fantásticos que muito agradaram à autora e aos Encarregados de Educação que connosco partilharam um pouco da sua manhã.


Os meninos das salas 2 e 3 do Jardim de Infância apresentaram 2 lengalengas sobre as casas e também os números, enquanto os da turma SAB_E apresentaram as suas casas e os sentimentos que nelas devem imperar para sermos felizes: amor, harmonia, felicidade, mas também sonhos e miminhos.



Os meninos da sala 1 criaram uns óculos especiais, a partir da obra "Não quero usar óculos", com os quais nos disseram tudo o que eles lhes permitem ver: o arco-íris, estrelas, piratas,...
Os alunos da turma SAB_D leram a obra "Amores de família" e criaram o trabalho "Nossos amores de família" sobre as suas próprias famílias.

Paralelamente decorreu a exposição das casas criadas pelas famílias no âmbito da obra           "Onde moram as casas".


Foi uma manhã muito bem passada.Obrigada a todos os que contribuiram para a sua concretização.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Histórias à 6ª - Três espigas - 20/05/2016

Apesar de o tema desta história já ter passado, nunca é demais relembrar as nossas tradições, por isso aqui fica mais uma história e mais um desafio.


quarta-feira, 18 de maio de 2016

A Biblioteca apresenta-se

É com um orgulho ímpar que hoje divulgamos o filme "A Biblioteca apresenta-se".
Nascido de um desafio da Rede de Bibliotecas Escolares há 2 anos atrás, este filme procura retratar algum do trabalho que a Biblioteca tem desenvolvido ao longo dos seus 7 anos de implementação junto de toda a Comunidade Educativa.
Agradecemos a todos os alunos, docentes, encarregados de educação e direção pelos testemunhos que nos deram e dos quais apenas uma pequena parte foi divulgada. Esperamos em breve poder mostrar-vos tudo o que foi dito.
Um obrigado a todos os que fizeram este projeto nascer, que acreditaram que uma Biblioteca é fundamental para o desenvolvimento de cidadãos mais competentes.
Obrigado a todos os que têm contribuído para o seu crescimento e a todos os que lhe dão vida diariamente.


sexta-feira, 13 de maio de 2016

Histórias à 6ª - A ovelhinha - 13/05/2016

Mais uma história para este mês. Mais um desafio. Boas leituras.
 

segunda-feira, 9 de maio de 2016

História da Verdade, História da Mentira

Há cinco anos atrás, a Biblioteca lançou um desafio aos docentes da EB de Sabugo e Vale de Lobos: implementação de um projeto de articulação entre o 1º Ciclo e o Ensino Pré-Escolar (EPE) em torno das histórias e que desenvolvesse paralelamente competências curriculares.
Assim nasceu o projeto "História da Verdade, História de Mentira", abraçado por todos com muito carinho. O mesmo carinho que as Educadoras colocaram ao longo destes anos na leitura das histórias e criação de objetos nelas inspirados e os ofereceram às salas de 1º ciclo; o mesmo carinho com que alunos e professores criaram histórias fantásticas a partir dos presentes recebidos; o mesmo carinho com que todos os anos as turmas se encontram para desvendar o segredo por detrás destas histórias: a história de autor, um segredo muito bem guardado até ao fim.
Hoje, volvidas cinco edições, aqui estamos a divulgar os trabalhos fantásticos que nelas foram elaborados.
Os nossos parabéns a todos os intervenientes e o nosso obrigado por terem abraçado este projeto com tanto empenho.
Este trabalho é vosso.


sábado, 7 de maio de 2016

Histórias à 6ª - O burro malfadado - 6/05/2016

Eis o primeiro desafio deste mês de maio. Boas leituras.

 

sexta-feira, 6 de maio de 2016

História da Verdade, História da Mentira

Decorreu nos dias 16 e 18 de março e 21 de abril mais uma edição do Projeto "História da Verdade, História da Mentira".
Mais uma vez as crianças do Ensino Pré-Escolar deram largas à sua imaginação e criaram objetos muito interessantes a partir de uma história que ouviram na sua sala.
Sala 1 - O macaco do rabo cortado

Sala 2 - Vou pintar um arco-íris

Sala 3 - A história de Maria Benguela e Pascoal

Em segredo, sem dizer qual a história que tinham ouvido para não influenciar os meninos do 1º ciclo, os objetos foram entregues às turmas B (3º e 4º ano), C (4º ano) e F (2º ano) que com eles criaram uma nova história: 




Na Semana da Leitura e no dia 21 de abril, as salas do EPE e as do 1º ciclo encontraram-se na Biblioteca e convidaram as restantes turma para assistir às suas histórias.
Foram momentos muito interessantes que revelaram mais uma vez a criatividade dos nossos alunos.
Parabéns a todos pelos excelentes trabalhos realizados.
Em breve publicaremos todas as histórias criadas ao longo das várias edições deste projeto. Para já ficam apenas algumas fotos dos vários encontros.

 

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Mensageiros da Leitura

Decorreu, na semana de 18 a 22 de abril e pelo 3º ano consecutivo, mais uma iniciativa "Mensageiros da Leitura".
Esta atividade decorreu na EB de Sabugo e Vale de Lobos e visa motivar os alunos para a leitura, desenvolvendo as suas competências sociais e de leitura em voz alta.
Ao longo da semana, entre as 11,00h e as 11,30h todas as turmas recebem alunos de outra turma, de forma rotativa, que lhes levam uma história, uma lengalenga, um poema ou até mesmo uma canção.
O empenho que as crianças colocam na seleção dos textos a ler, especialmente quando o público alvo são as crianças do JI, e a forma como treinam e preparam as leituras e como se apresentam nas salas de aula, leva-nos a dar a todas os nossos parabéns.
Inicialmente integrada na atividade "Sintra para para ler" que assinala o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, os Mensageiros da Leitura são hoje mais do que isso: são momentos de partilha tão escassos nos dias de hoje, são momentos de valorização do livro, são momentos de aprendizagem diferentes e motivadores para as crianças, são momentos de pausa no corre-corre dos manuais e dos currículos.
Parabéns a todos os intervenientes pelo empenho demonstrado.



Ação de Formação - Aprender com a Biblioteca Escolar

Terminou no passado mês de abril a Formação "Aprender com a Biblioteca Escolar: integração e desenvolvimento das literacias da leitura, dos media e da informação nas aprendizagens", realizada pela Profª Bibliotecária Luísa Dinis em parceria com a Coordenadora Interconcelhia da RBE Isabel Antunes e o Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra.
Esta formação teve a duração de 25 horas e decorreu em formato misto (b_learning). O público alvo foram os docentes do Ensino Pré-Escolar, 1º Ciclo e Ensino Especial por serem os que trabalham mais diretamente com esta biblioteca.
O principal objetivo foi dar a conhecer o Referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar" que procura orientar o trabalho das bibliotecas no que ao desenvolvimento das literacias diz respeito, promover o trabalho articulado entre a biblioteca e as salas de aula e ainda dotar os docentes de conhecimentos no âmbito de ferramentas digitais que podem auxiliar o seu trabalho no âmbito das várias literacias.
O elevado número de inscrições levou à organização de 2 turmas o que se revelou demasiado trabalhoso para as formadoras que nem sempre conseguiram dar feedback atempado aos trabalhos realizados.
Considera-se, contudo que, o balanço final é muito positivo e que é de louvar o empenho dos docentes na realização das tarefas e na forma como ultrapassaram as dificuldades com que se foram deparando.
Pensamos ainda que a formação em contexto, realizada dentro do Agrupamento é sempre uma mais-valia pela proximidade entre espaços e colegas.
Desejamos que o trabalho realizado dê frutos e que a Biblioteca Escolar possa efetivamente contribuir para criar melhores leitores e cidadãos mais competentes por conseguirem "ler" o mundo nos vários formatos em que ele se apresenta.
Uma palavra de agradecimento à Direção do Agrupamento pela forma com que apoiou esta formação, à formadora Isabel Antunes pela disponibilidade que apresentou ao longo das sessões e ao Centro de Formação pela organização logística da mesma.

Ficam em seguida algumas fotos das sessões presenciais e alguns dos trabalhos realizados durante a formação no âmbito da Literacia da Leitura, pequenas demonstrações do potencial das ferramentas digitais na promoção de competências de leitura e escrita.



https://storybird.com/books/aventuras-na-neve/?token=y9wfquk3uq

https://storybird.com/books/uma-historia-de-gatos/?token=d9sm6kcgre

https://www.storyjumper.com/book/index/24083768

https://www.storyjumper.com/book/index/24081088/Na-floresta-encantada

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Ainda a Semana da Leitura - Elos de Leitura

Aqui ficam mais alguns trabalhos realizados nas várias escolas do Agrupamento durante a Semana da Leitura que decorreu de 14 a 18 de março.

EB de Montelavar - Turma B - Profª Beatriz Rodrigues

 


Marcador de livros com acróstico sobre esta semana.












EB de Almargem do Bispo - 4º ano - Turma A - Profª Ana Sofia Almeida


Elos de leitura
       Elementos
       Ligados e
       Organizados
       Sempre

       Dedicados à
       Escrita e à

       Leitura
       Educando
       Imenso
       Todos e
       Usando
       Regras
              Adequadas  


EB de Pêro Pinheiro - 3º ano - Turma B - Profª Dulce Vistas


Os livros têm histórias de encantar.

Ler, é essencial para a
Imaginação funcionar.
Ver ou fazer dramatizações,
Reler, rever ou remodelar
Os textos de que gostamos.

Enciclopédias podemos consultar.

Aprendo coisas novas, sempre que leio.

Ler, faz-nos crescer.
Entusiasma-me sempre!
Ideal para passatempo, pois
Tudo o que me inspira,
Uso para criar novos textos,
Rimas, poemas, lendas, contos, 
Anedotas, adivinhas… ou até um livro escrever! 

EB de Sabugo e Vale de Lobos - 4º ano - Turma C - Prof. Ilídio Mateus